Política da Privacidade de Dados
Introdução
O Regulamento Geral de Proteção de dados (RGPD) é o regulamento da União Europeia para protecção de dados pessoais. Esta regra impõe-se a empresas de serviços ou produtos, aos cidadãos da União Europeia. Tem como objectivo permitir às pessoas singulares o controle dos seus próprios dados, reforçar a segurança jurídica e prática para os operadores económicos e públicos e permitir o desenvolvimento da Economia digital.
Os dados obtidos são tratados de forma confidencial e de acordo com as disposições legais.
Responsabilidade
O Grupo YesCar é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais, por meios automatizados ou não, desde a sua recolha, organização, conservação até à eliminação.
O Grupo YesCar conhece e cumpre com as regras previstas para o tratamento de dados pessoais, que actualmente estão previstas no Regulamento (EU) 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016.
O Grupo YesCar é constituído pelas empresas Auto Duque Lda (NIF 500913951), Azt Motor Lda (509747566), Teixeira & Faizal Lda (NIF 513149848), Exemplo de Superação Lda (NIF 515962880), Teixeira & Douro Lda (NIF 514124334), Artur Teixeira & Douro Lda (NIF514581891), Force Fleet Lda (NIF 510204392) e Teixeira, Torres & Tavares Lda (NIF 514121050).
Obtenção, tratamento e utilização de dados pessoais
Os dados pessoais são toda a informação relativa à identificação ou que possam levar à identificação do seu titular de forma direta ou indireta.
A informação pessoal que recolhemos e tratamos:
Dados de contacto (nome, morada, telefone, email…)
Dados da viatura (marca, modelo, matrícula, ano, cilindrada, chassi…)
Dados contratuais
Historial de cliente e/ou fornecedor
Dados contabilísticos relativos a pagamentos
Trataremos os seus dados pessoais com a seguinte finalidade:
Dados bancários para a gestão de Cobranças, faturação ou avaliação de crédito;
Realização de actividades pós-venda no ámbito de actividades contratuais;
Resposta ou satisfação de pedidos ou dúvidas que nos coloquem;
Promoção ou prospectiva de análise do mercado desde que seja legalmente permitido ou o cidadão o tenha expressamente consentido;
Realização de inquéritos de satisfação e qualidade (com consentimento);
Salvaguarda e defesa dos nossos direitos;
Envio de promocções de marketing em qualquer suporte eletrónico, desde que o cidadão o tenha expressamente consentido.
Menores
.
Este sistema não é válida para menores de 16 anos.
Transferência de dados
Os seus dados pessoais apenas serão transferidos a outros responsáveis quando:
For necessário para o cumprimento de um contrato;
Sempre que tivemos o consentimento de utilizar a sua informação pessoal, mas poderá o retirar em qualquer momento;
Nos vejamos obrigados a tal, por força de disposição legal ou ordem judicial.
Prestadores de serviços
Podemos contratar a empresas externas serviços como gestão de contratos, gestão de pagamentos, programação, conservação de dados. Estas empresas de serviços são selecionadas cuidadosamente e supervisionadas com regularidade, prestando especial atenção ao nível de segurança e ao uso de medidas técnicas e organizativas adequadas à proteção dos dados pessoais que conservam.
Exigimos a todas as empresas de serviços com as quais trabalhamos que respeitem a confidencialidade e cumpram as suas obrigações legais.
Informamos que, quando nos referimos a empresas de serviços, estas também podem ser outras empresas do nosso Grupo.
Duração da conservação e períodos
Todos os dados serão guardados sempre que sejam necessários para o cumprimento da finalidade para a qual foram obtidos, para um nova prestação de serviços, cumprimento do contrato, quando tivermos interesse legítimo em os conservar (por exemplo, podemos continuar a ter um interesse justificado no marketing via correio postal) ou quando tivermos de os manter para cumprir determinadas obrigações legais (por exemplo, em virtude das leis comerciais e fiscais existem determinados documentos, como faturas ou contractos, que somos obrigados a guardar durante o período estabelecido por lei).
.
Avaliação de crédito
Poderemos fazer ou solicitar avaliações de crédito com o objetivo de nos proteger de maus investimentos ou dívidas incobráveis.
É possível contratarmos empresas externas para avaliar o risco de insolvência, bem como para que nos forneçam, dentro do permitido por lei, informação sobre a probabilidade de uma futura insolvência. Para tal, pode utilizar-se, ainda que não de forma exclusiva, dados de contacto.
Caso de o resultado da avaliação de crédito não satisfaça os nossos requisitos, poderemos solicitar um método de pagamento seguro (por exemplo: cartão de crédito).
Tem sempre o direto de saber quais foram os motivos para essa decisão.
Denúncias
Em caso de necessidade, poderemos ter de contratar empresas terceiras para solicitar o pagamento de dívidas vencidas, por atraso de pagamento ou mesmo por não ter sido efetuado nenhum pagamento e sempre que se verifiquem os seguintes requisitos:
Dívida líquida, vencida e exigível.
Envio de duas comunicações escritas a solicitar o pagamento, tendo a primeira sido enviada com quatro semanas de antecedência, informando a possibilidade da reclamação ser transferida para departamento jurídico;
Cessação da relação contratual sem aviso prévio devido à falta de pagamento, após informação da possibilidade da reclamação ser transferida para departamento jurídico:
Além disso, é possível que requeiramos o incumprimento das obrigações contratuais, por ter havido comportamento fraudulento ou utilização abusiva.
Segurança
Os nossos trabalhadores e fornecedores externos que nos prestem serviços estão vinculados a obrigações de confidencialidade e a cumprir as disposições das leis de proteção de dados aplicáveis.
Todas as medidas técnicas e organizativas necessárias para assegurar um nível adequado de proteção dos dados que tratamos, foram tomadas.
Direitos do utilizador
A pessoa singular tem direito a conhecer a informação pessoal que mantemos relativamente a si e tem o direito de:
Obter informação sobre o tratamento dos seus dados,
Saber com que finalidade procedemos ao seu tratamento,
Solicitar a sua retificação se tal for necessário.
Pode exigir o apagamento dos seus dados pessoais, sempre e quando estejam reunidos os requisitos legais necessários e não exista uma obrigação legal para nós de os manter.
Pode exigir, sempre que se cumpram os requisitos legais estabelecidos, que limitemos o tratamento dos seus dados
Pode opor-se a qualquer momento ao tratamento dos seus dados pessoais para fins de marketing (com fins publicitários diretos).
Tem o direito de se opor a qualquer momento a que tratemos os seus dados com base num interesse legítimo. Neste caso, os seus dados pessoais deixarão de ser tratados, salvo se existirem disposições legais que exijam o tratamento dos dados ou caso consigamos demonstrar razões imperiosas dignas de proteção que prevaleçam sobre os seus direitos
Sempre que tenha consentido o tratamento dos seus dados, poderá retirar esse consentimento a qualquer momento.
Direito de reclamação às autoridades de controlo
Tem o direito de apresentar reclamações perante as Autoridades competentes. Para tal, pode dirigir-se às autoridades de proteção de dados competentes da sua cidade ou região, ou às autoridades de proteção de dados competentes:
Comissão Nacional de Protecção de Dados, geral@cnpd.pt
Aviso de alteração das medidas de proteção de dados
Poderemos alterar a presente Política de Privacidade de dados sempre que seja necessário devido ao desenvolvimento técnico. Nestes casos, também adaptaremos, consoante o caso, as nossas políticas de proteção de dados. Por isso, queira por favor ter em conta as atualizações da política de privacidade.
Contacto
Se tiver alguma dúvida ou desejar algum esclarecimento relativamente à utilização da sua informação pessoal, ou exercer algum dos direitos de que é titular relativamente à sua informação pessoal, deverá endereçar email a geral@yescar.pt.